Entre 31 de outubro e 18 de novembro, a APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo) recebeu cerca de 250 sugestões de tema. Este número representa um recorde de participação do público neste procedimento. “Estamos muito satisfeitos com a mobilização das pessoas. Essa foi a primeira vez que fizemos um concurso cultural e utilizamos as redes sociais, então a participação tende a ser ainda maior nos próximos anos”, avalia o presidente da APOGLBT, Fernando Quaresma.
Para construir os três temas e seus respectivos subtemas, a associação avaliou a tendência de assuntos abordados por todos os participantes. Diante deste critério, notou-se que o problema da homofobia continua muito presente entre as reivindicações, assim como o direito ao casamento, à adoção e o legítimo reconhecimento das famílias homoafetivas.
Grande parte das sugestões também citava a necessidade de um modelo de educação inclusiva no Brasil, com referências diretas ao projeto Escola Sem Homofobia. E ainda, muitas mensagens continham um caráter afirmativo, em celebração ao Orgulho e promoção da autoestima da população LGBT.
Veja abaixo as três alternativas de tema e subtema para a 16ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e saiba quais foram os vencedores do concurso:
Onde tem amor, tem família!
Casamento e adoção, nós também queremos!
Manifeste sua identidade! Celebre a diversidade!
Somos o que somos e lutamos pelo que queremos!
Homofobia tem cura: educação e criminalização!
Preconceito e exclusão, fora de cogitação! Escola sem homofobia, já!
Votação
Para escolher qual das três alternativas deve ser o tema da próxima Parada, basta acessar o siteda APOGLBT. No lado esquerdo, abaixo do menu e do cadastro da newsletter, a votação está destacada sob o título “ENQUETE”, seguido pela pergunta “Qual deve ser o tema da Parada em 2012?”.
Os votos serão registrados até às 23h59 de 10 de dezembro e, no dia seguinte (11), a Associação divulga os resultados e qual foi a opção mais votada, portanto, a escolhida pela maioria do público para ser oficialmente o slogan da 16ª edição da Parada.
Além da manifestação, o tema vai nortear o conceito de todas as atividades do 16º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo, que inclui o 10º Ciclo de Debates, a 12ª Feira Cultural LGBT, o 12º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade e o 12º Gay Day.
Nenhum comentário:
Postar um comentário