sexta-feira, 3 de junho de 2011

Orgulho GLBT - 11º Parada da Diversidade de Campinhas

Depois de arrastar mais de 100 mil pessoas no ano passado, a Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Campinasvolta a sair às ruas no dia 3 de julho de 2011, consolidando- se como a maior manifestação de rua da cidade. Veja abaixo a programação completa do Mês da Diversidade de Campinas, de 4/06 a 3/07.

Cidadania

Com o tema “Eu pago meus impostos e quero meus direitos: PLC 122 já!”, a Parada de Campinas lembra que todos os LGBT são obrigados a cumprirem seus DEVERES, sem receber todos os DIREITOS comuns a qualquer cidadão. Também convoca a população, pelo terceiro ano seguido, a apoiar o PLC 122/06, que tramita no Senado e torna crime hediondo a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.
 

Além disso, este ano o Mês da Diversidade ocorre em meio à decisão histórica do STF legalizando as uniões estáveis homossexuais, ao veto polêmico do Kit Escola Sem Homofobia e da imensa pressão de setores conservadores contra a criminalização da homofobia. A hora é de todos na rua a celebrar a vitória no STF, mostrar apoio ao kit e continuar a luta por cidadania.
 
Stonewall

O dia 28 de junho, Dia do Orgulho LGBT, é uma das três datas oficiais no calendário municipal que valorizam a diversidade sexual - as outras duas sendo o dia 17 de maio, Dia Municipal de Luta Contra a Homofobia, e o dia 29 de Agosto, Dia Municipal da Visibilidade Lésbica.
 

Nesse dia 28 de junho, há 40 anos, em um pequeno bar de Nova York chamado Stonewall, gays, lésbicas e travestis se rebelaram pela primeira vez contra o tratamento agressivo que recebiam da polícia. Um ano depois, três das maiores cidades americanas realizaram marchas de protesto contra o preconceito e a discriminação e pedindo por mais respeito e visibilidade. Eram as primeiras Paradas do Orgulho LGBT.
 

Hoje o Brasil conta com mais de 200 Paradas em todo o território nacional. Em 2010, mais de 3 milhões de pessoas, tomaram a Avenida Paulista e fizeram da Parada de São Paulo a maior manifestação social do planeta.
 
Mês da Diversidade

A 11ª Parada do Orgulho LGBT é apenas o clímax do 9º Mês da Diversidade, que se estende por todo o mês de junho e início de julho.
 

Este ano, o Mês começa no sábado, dia 4 de junho, com o Seminário “Homossexualidade, Educação e Cidadania”, organizado pela APEOESP, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo. Serão debatidos temas como capacitação de professores para lidar com a diversidade, o combate ao bullying homofóbico e o famoso Kit Escola Sem Homofobia.
   
No dia seguinte, domingo, dia 5, acontece a já tradicional abertura do Mês, no Parque do Taquaral, com a Gincana da Diversidade. Organizado pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de Campinas  e apresentado por Piscila Drag, a Gincana costuma levar centenas de pessoas ao parque, entre homo e heterossexuais, que participam juntas de brincadeiras como o Senta-Senta (Na Bexiga) e Arremesso de Peruca.  
 

Dia 12, o Grupo E-jovem de Adolescentes Gays, Lésbicas e Aliados prepara um presente a todos os namorados: a Noite DIVAS. Utilizando pela primeira vez o coreto da Praça Carlos Gomes, drag queens interpretarão sucessos românticos aos casais presentes, LGBT ou não, que poderão namorar instalados em mesinhas ao redor.
 

No domingo seguinte, dia 19, é a vez do esporte com o I Pedala Bich@ - A Pedalada da Diversidade: Tod@s Contra a Homofobia e a Favor da PLC122. Essa manifetação sobre rodas, organizada pelo grupo “Aos Brados!! – A vivência digna da homossexualidade”, tem como objetivo promover a inclusão social e reafirmação dos direitos da População LGBT perante a sociedade, através da atividade esportiva. Todos os participantes estão convidados a participar utilizando-se de veículos não motorizados com rodas, podendo ser bicicletas, Triciclos, patins, skate, patinete, monociclo, entre outros.

 


Dia 24, sexta-feira, o Teatro do Centro de Convivência Cultural de Campinas recebe “A Magia de Sonhar em Stonewall: I Mostra Cênica LGBT de Campinas”. Apresentado por Lohren Beauty e Priscilla Drag, o evento vai reunir pela primeira vez diversos grupos que levam, cada um à sua maneira, o universo LGBT aos palcos. Com apresentação de comédia stand up, show de drags, espetáculo de dança do Ballet Stonewall, e os grupos de teatro da Vila Padre Anchieta e de teatro e dança da Escola Jovem LGBT.
 
Dia 25, sábado, acontece o IX Concurso de Novos Talentos da Vila Padre Anchieta, no novíssimo Centro Cultural Maria Monteiro (antigo Teatro da Vila Padre Anchieta). Focado especificamente no talento de drag queens e transformistas, o concurso oferece prêmios em dinheiro e troféus para as três primeiras colocadas, além de shows especiais de convidados e um belo espetáculo de abertura. A entrada cobrada será 1 quilo de alimento não perecível, que será doado à comunidade mais carente do bairro. 
 

Dia 26 de junho, domingo, a cidade de Campinas sai em caravana para aParada do Orgulho LGBT de São Paulo, a maior do mundo, em várias excurões, com mais de 10 ônibus.
 
 
Dia 1º de julho, sexta-feira, a juventude LGBT invade a Praça Bento Quirino, no centro da cidade, para uma festa com a sua cara! É a BIG JUICE Party, do Grupo E-jovem, que vai realizar uma matinê com DJ e shows de drags para a garotada que ainda não pode entrar numa boate.
 

No sábado, 2, é a vez das mulheres lésbicas e bissexuais do MO.LE.CA. – Movimento de Lésbicas de Campinas - ocuparem novamente a praça Bento Quirino, na Manifestação Sáfica, um sarau a céu aberto regado música e danças. Com mix de bandas e apresentação de drag kings – mulheres que interpretam artistas masculinos.
 

E finalmente, no dia 3, domingo, a partir das 13h, ocorre a concentração, no Largo da Pará, da 11ª Parada do Orgulho LGBT de Campinas – “Eu pago meus impostos e quero meus direitos: PLC 122 já!”. Apresentada por Lohren Beauty, Priscilla Drag, Pretty Lupon e Raché Brasil, a manifestação seguirá em seu trajeto tradiconal, com grande show de encerramento no Largo do Rosário, a partir das 18h.
 
   
Programação completa do Mês da Diversidade:
 

JUNHO

Dia 4 – Seminário “Homossexualidade, Educação e Cidadania”
Local: Hotel L’Hirondelle – Rua 11 de Agosto, 411 – Centro – Campinas/SP
Horário: das 8h às 12h
 
Dia 5 – Gincana da Diversidade

Local: Parque Taquaral (na Praça das Bandeiras, ao lado das quadras e da pista de skate)
Horário: a partir das 13h
 
Dia 12 – Noite DIVAS

Local: Praça Carlos Gomes (Av. Anchieta)
Horário: a partir das 19h
 
Dia 19 – I Pedala Bich@ - A Pedalada da Diversidade: Tod@s Contra a Homofobia e a Favor da PLC122

Local: Largo do Rosário
Horário: 8h.
Levar 1kg de alimento
 
Dia 24 – A Magia de  Sonhar em Stonewall: I Mostra Cênica LGBT de Campinas
Local: Centro de Convivência Cultural de Campinas (Pça. Imprensa fluminense, Cambuí)
Horário: 20h
 
Dia 25 - IX Concurso de Novos Talentos da Vila Padre Anchieta

Local: Centro Cultural Maria Monteiro (antigo Teatro da Vila Padre Anchieta - Av. Dom Agnelo Rossi, s/n)
Horário: 19h
Levar 1kg de alimento
 
Dia 26 – Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

Local: Av Paulista – São Paulo
Horário: 13h
 

JULHO
Dia 1 - BIG JUICE Party - A Matinê LGBTeen do E-Jovem

Local: Praça Bento Quirino (Praça do Sucão)
Horário: 19 horas
 
Dia 2 - VII Manifestação Sáfica - Evento de Mulheres Lésbicas e Bissexuais

Shows, Performances DRAG KINGS, Dança e Música
Local: Praça Bento Quirino (Praça do Sucão)
Horário: 19 horas
 
DIA 3 DE JULHO: PARADA DO ORGULHO LGBT DE CAMPINAS –
“EU PAGO MEUS IMPOSTOS E QUERO MEUS DIREITOS: PLC 122 JÁ!”

Local da Concentração: Largo do Pará (Av. Francisco Glicério x Av. Aquidaban)
Horário: 13 horas                                                                              
Trajeto: Início no Largo do Pará, descendo na contra-mão da Francisco Glicério até Av. Moraes Sales, virando à direita até a Irmã Serafina, virando à esquerda até a Av. Benjamim Constant, virando à esquerda até a Av. Francisco Glicério e virando à esquerda, na mão dos carros, até o Largo do Rosário, onde acontece o Grande Show de Encerramento, por volta das 18 horas