terça-feira, 23 de agosto de 2011

As Divas Trans no projeto Boca da Noite desta quarta (24/08)

 
Ser de Teresina. Quem sobe ao palco são as Diva Trans, cinco drag queens que assumiram sua homossexualidade ainda na década de 80.
As apresentações terão início às 19h no Clube Osório Júnior, no Complexo do Clube dos Diários, e estão sendo coordenadas pelo grupo Matizes.
Apresentado pela segunda vez em Teresina, o espetáculo Diva Trans estreou em 2010 e, amanhã, 24, o show celebrará travestis, transexuais e transgêneros que se montavam e faziam apresentações na noite teresinense.
Participarão do show as seguintes divas: Isabelita  Kenedy, Stela Simpson, Andreia Carão, Zaira, Roberta Gasparelly, Janely d'Gonzales. Na oportunidade, elas (re)exibirão seus talentos performáticos, apresentando um imenso potencial criativo.
Reaberto com um grande show na última quarta-feira, 17, o Boca da Noite é organizado pela Fundação Cultural do Estado – FUNDAC.




Drag Queen na Novela 'Morde & Assopra'

Com a melhor das intenções, Áureo (André Gonçalves) vai deixar seu pai morto de vergonha nos próximos capítulos de "Morde & assopra". Com o objetivo de arrecar fundos para a campanha eleitoral de Isaías (Ary Fontoura), o rapaz dará vazão à toda a sua criatividade e organizará um show no hotel de Preciosa. O que o prefeito não imaginará, ao topar a iniciativa, é que seu filho aparecerá no palco montado como uma drag queen.
Áureo terá a ideia depois que seu pai dizer que está falido. A revelação virá quando Minerva (Elizabeth Savalla), Abner (Marcos Pasquim) e Josué (Joaquim Lopes) forem até a casa do prefeito cominucar-lhe que irão processá-lo por ter mandado incendiar os cafezais de Abner.
Isaías dirá que a ideia foi de Minerva, mas Josué terá armado com a ex-mulher do prefeito e irá formalizar uma denúncia contra ele.
- Essa gente só veio aqui me trazer prejuízo - reclamará Isaías. - Depois que você raspou o meu cofre eu fiquei sem dinheiro até para o dia a dia - dirá o prefeito para Minerva.
Penalizado com a situação financeira do pai, Áureo se oferecerá para fazer um show, com o objetivo de levantar fundos para sua campanha de reeleição. Isaías não só aceitará a proposta como convidará todos os políticos da região para o evento.
Um palco será montado no restaurante do hotel de Preciosa e a cidade em peso irá comparecer ao show. Só que quando as cortinas se abrirem, Isaías levará um choque: Áureo estará usando botas, calça legging, um vestido de fitas e maquiagem carregadíssima. No repertório, "It's raining men", sucesso de Gloria Gaynor.
Estarrecido, o prefeito mandará interromper a música e tentará parar o show. Mas será vaiado pela plateia, que começará a jogar salgadinhos e canapés em sua direção. Duplamente envergonhado, Isaías deixará o local. E Áureo seguirá brilhando no palco.
A cena está prevista para ir ao ar no próximo dia 30 na novela de Walcyr Carrasco.

"Voz Travestida" O Universo 'Drag Queen' em foco


Retratar o marginalizado cotidiano das drag queens e travestis  bauruenses, com seu toque de glamour e toda a sua porção de dor e preconceito, foi o objetivo dos fotógrafos Francine Esqueda e Marcos Leandro, que expõem a partir de hoje 36 imagens, resultado deste trabalho. O evento integra as atividades da Semana de Combate ao Preconceito e à Discriminação, que será fechada no domingo com a 4ª Parada da Diversidade.
Abordar a questão foi a maneira que Francine e Marcos encontraram para falar sobre diversidade. Eles acreditam que trazer os travestis para perto da sociedade através de fotos seria uma ótima maneira de discutir o preconceito e a exclusão.

Há quatro anos Francine, que também é antropóloga, recebeu o convite para clicar as hostess da boate Labirinthus e hoje, além de ser fotógrafa residente da casa, é responsável por books de drags até internacionais.
“Elas são divas e com a amizade e a convivência com elas consegui entender esse universo, aprendi a conversar e hoje consigo até que elas topem as minhas loucuras.” O resultado  é um luxo só.
Do outro lado, como jornalista, Marcos Leandro resolveu reportar o universo das ruas e precisou de muita confiança para revelar o cotidiano dos travestis que se prostituem no centro da cidade. “Precisei convencê-las a vencer o medo, provocado muitas vezes por trabalhos anteriores que as ridicularizavam. Queria trazer ao convívio social essas pessoas que vivem à margem”, conta o fotógrafo, que também vai expor ao público um curta com depoimento de travestis.
Dessa forma os fotógrafos querem colocar um holofote numa vida que ainda está longe de ser só purpurina.
  “Voz Travestida”Quando: abertura hoje, às 20h; visitação até 4 de setembro
 Onde: Galeria do Centro Cultural (av. Nações Unidas, 8-9)
Quanto: grátis
Informações:   (14) 3235-1072