A primeira coisa a fazer em caso de alergia intensa é retirar a maquiagem lavando o rosto com sabão e água em abundância. “Depois, o indicado é acalmar a pele com compressas de chá de camomila”, completa Denise Steiner.
Para quem consegue identificar o produto que causa a alergia, a solução também simples: suspender o uso. “Se você conseguir identificar o que provoca o processo alérgico, basta parar de usar, substituindo o item por outro sem a substância que lhe faz mal”, comenta Daniela.
Depois de interromper o uso da maquiagem que causa alergia, a melhor opção é apostar nos produtos hipoalergênicos. “Eles não contêm as substâncias que causam dermatites nas peles mais sensíveis. Apesar de mais caros, são a salvação dos alérgicos”, diz Daniela, que recomenda as marcas importadas Clinique, Vichy, MAC e as nacionais Dermage e Vitaderm.
Para evitar produtos ruins, a dica é dar preferência às marcas conhecidas e ficar atenta quando o preço é muito baixo. “Make-ups muito baratinhas – leia-se menos de R$ 3 – merecem ficar sob observação. Afinal, as boas precisam de matéria-prima de qualidade, o que eleva o custo final do produto”, ressalta Daniela.
Outra dica muito importante para evitar alergias, de acordo com a Dra. Gisele, é não compartilhar maquiagem com outras pessoas, seja ou não da mesma família, já que existe o risco de adquirir irritações, conjuntivites e até mesmo infecções como herpes, candidíase (sapinho) e clamídia (no caso de batom e gloss).
Nenhum comentário:
Postar um comentário